PSICOLOGIA CLÍNICA INFANTIL E JUVENIL

A Psicologia Clínica "integra ciência, teoria e prática para compreender, predizer e aliviar o desajustamento, incapacidade e desconforto, bem como promover a adaptação, ajustamento e desenvolvimento pessoal do ser humano (APA). 

Em palavras simples, a Psicologia Clínica é uma área da Psicologia que visa ajudar a pessoa com preocupações, dificuldades, alterações comportamentais, ou perturbações mentais a alcançar modos satisfatórios de vida.

A Psicologia Clínica foca-se nos aspectos intelectuais, emocionais, psicológicos, comportamentais e biológicos do funcionamento humano, ao longo do seu ciclo de vida, nas mais diversas culturas e níveis socioeconómicos.

Tem ainda, um papel de prevenção de situações que possam ocorrer no futuro, preparando o individuo para agir preventivamente, antes que possa surgir uma qualquer alteração que se torne disfuncional.

A Psicologia Clínica na vertente infantil e juvenil, dedica-se a crianças e adolescentes, procurando explorar preocupações, receios/medos ou distúrbios, que perturbem a qualidade de vida o o bem-estar da criança ou jovem, analisando os seus sintomas e causas associadas, de forma a procurar um tratamento e intervenção eficaz.

O Psicólogo Clínico explora conceitos relevantes, como: emoções, sentimentos, personalidade, comportamento, relacionamento familiar e interpessoal, cognição, inteligência, motivação, entre outros, que compõem o seu funcionamento humano.