PSICOLOGIA CLÍNICA NA GRAVIDEZ E NA MATERNIDADE

A consulta de Psicologia na Gravidez e na Maternidade destina-se especialmente, a mulheres adolescentes ou adultas, que se encontrem grávidas ou em momento de preparação para a gravidez, parto e/ou pós-parto.

Neste que é um momento singular, todo o lado emocional merece especial atenção. Gerar um filho traz inúmeras mudanças ao corpo, à rotina, à casa, à relação, à vida pessoal. É importante preparar a jovem, a mulher, a mãe, para todas as mudanças que esta fase trará, por um lado, a alegria, o entusiasmo, a felicidade, por outro lado, a ansiedade, o medo, a inquietação, que se juntam e formam um turbilhão de novidades e emoções.

Torna-se importante dotar a pessoa de estratégias eficazes para lidar com todas as mudanças físicas, emocionais e até sexuais, que fazem parte integrante deste processo. Se necessário, realizar um plano de parto com toda a informação necessária sobre o tema, deslocação a hospitais a fim de conhecer todo o processo e até a equipa, visualização de vídeos de parto, exercícios de preparação psicoemocional para o parto (relaxamento e visualização mental), entre outros.

Nesta consulta podemos abordar as seguintes áreas de intervenção:

Gestão emocional e preparação para a Gravidez 
Stress e ansiedade gestacional
Depressão na Gravidez e no pós-parto
Gravidez na adolescência
Gravidez e Maternidade (em Grupos de Risco)
Aborto espontâneo ou induzido
Tocofobia (medo da gravidez e do parto)
Perdas e Luto na Gravidez e Puerpério
Infertilidade
Promoção do apego
Gravidez e divórcio/separação