ACONSELHAMENTO E ORIENTAÇÃO PARENTAL

O Aconselhamento Parental visa aconselhar e orientar os pais no processo educativo dos seus filhos, dotando-os de metodologias e estratégias de atuação.

Destina-se a pais ou pessoas responsáveis pela educação de uma criança ou jovem, que num determinado momento sintam a necessidade de encontrar ou adequar estratégias educativas para atenuar dificuldades existentes ou melhorar a qualidade de vida e o bem-estar da criança ou jovem no seu contexto de vida.

As principais situações que levam os pais a procurar a consulta de Aconselhamento Parental podem estar relacionadas com o foro psicológico ou emocional (e.g. o nascimento de um novo membro da família, a situação de separação ou divórcio dos pais, a entrada na adolescência, a sexualidade, os comportamentos desafiantes e de oposição, as dificuldades em lidar com as emoções, sentimentos de ansiedade ou tristeza, entre outras ou com o foro psicopedagógico (dificuldades escolares, escrita, leitura, atenção e concentração).

Os principais objetivos desta consulta são promover a melhoria da relação pais-filhos, ajustar estratégias educativas, melhorar as competências parentais (coerência, resiliência, paciência) e, auxiliar a lidar com determinadas emoções, comportamentos ou acontecimentos de vida marcantes, procurando o bem-estar da criança ou jovem no seu ambiente familiar.

Após uma avaliação das necessidades da criança e dos pais, serão marcadas sessões semanais ou de menor frequência, com uma duração de 60 minutos, onde serão apresentadas estratégias educativas para aplicação em ambiente familiar, as quais serão sempre que necessário, avaliadas e reajustadas, de acordo com o feedback fornecido pelos pais.