Coaching

O que é o Coaching?

O Coaching define-se como um processo organizado, onde é estimulada a reflexão, que permite à pessoa clarificar e delinear os seus objetivos, sendo posteriormente promovida a respetiva ação, que viabiliza que a pessoa concretize as metas definidas e alcance os resultados esperados. 

Por outras palavras, um processo de Coaching permite-lhe ter o acompanhamento e orientação necessários para conseguir transformar os seus desejos em objetivos e as suas intenções em ações, recorrendo a técnicas e ferramentas concretas, e seguindo uma estrutura previamente definida.

Diferenças entre Coaching, coach e coachee

O Coaching diz respeito ao processo estruturado de desenvolvimento, enquanto o Coach é o profissional habilitado que guia o processo de mudança, sendo o Coachee o cliente do processo, que usufrui do apoio do Coach.

Áreas de intervenção

Algumas das áreas de intervenção no Coaching sobre as quais nos debruçamos 

Gestão de Stress
Gestão de tempo
Atenção plena/foco
Fortalecimento da autoestima
Desenvolvimento de autoconfiança
Promoção de resiliência
Gestão de emoções
Desenvolvimento de capacidades, competências e talentos
Valores e decisões
Relações saudáveis (comunicação, assertividade, limites)
Equilíbrio entre a vida pessoal e profissional
Melhoria do desempenho pessoal e profissional
Definição de prioridades/objetivos/metas
Aumento da produtividade
Gestão de carreira/mudança de emprego
Superação de dificuldades (comunicação, assertividade, foco)

Quando posso fazer Coaching?

Se ambiciona aumentar o conhecimento que tem sobre si mesmo/a e desenvolver-se a nível pessoal, o Coaching poderá ser a disciplina mais indicada para si.

Especificamente, o Coaching pode ser utilizado para melhorar a sua satisfação global ou associada a uma dimensão ou contexto particular da sua vida como, por exemplo, em momentos de transição (p. ex. desemprego, alteração de carreira ou do estilo de vida) ou como suporte para a formulação de diversificados planos de vida em áreas distintas (p. ex. pessoal, profissional ou saúde).

No entanto, o Coaching só deverá ser utilizado em situações onde não existe um considerável sofrimento psicológico, uma vez que não atua como um substituto da psicoterapia.

Quais os benefícios destas sessões?

Num processo de Coaching, a pessoa é orientada no sentido de ampliar o conhecimento que tem sobre si mesma e desenvolver-se a nível pessoal, de forma a que consiga utilizar os seus recursos naturais para ultrapassar possíveis obstáculos e encontrar as soluções dentro de si que lhe permitirão deslocar-se da sua situação atual para uma situação futura, onde deseja verdadeiramente estar, traçando assim o seu próprio caminho.

A nossa consulta de Coaching é assegurada pela Dra. Rafaela Silva, Psicóloga Clínica e Coach Profissional.