AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

A Avaliação Psicológica é considerada uma área de atuação dos Psicólogos, que recorre à observação clínica, à entrevista clínica (anamnese e recolha de informação relevante) e, à utilização de instrumentos cientificamente validados, procurando uma melhor compreensão das queixas e/ou sintomas apresentados. Neste processo, é considerada a dinâmica afetiva e relacional da criança bem como, o ambiente e contexto onde se encontra inserida.

A Avaliação Psicológica apresenta múltiplos objetivos de entre os quais, o diagnóstico, a possível predição de desempenho posterior, a intervenção e o encaminhamento para outros técnicos (e.g. para terapeuta da fala).

Ocorre em número limitado de consultas, geralmente 3 a 4 sessões, onde o Psicólogo recorre a diferentes técnicas, métodos e instrumentos de avaliação procurando uma precisão diagnóstica no intuito de estabalecer o tratamento mais adequado. Após a mesma, o processo terminará com a devolução dos resultados, que, de acordo com a finalidade e o pedido inicial, poderá ser acompanhada da entrega do relatório de Avaliação Psicológica.

Maioritariamente, os pedidos de Consulta de Avaliação Psicológica são provenientes de pais e professores (escola), procurando os seguintes tipos de avaliação:

  • Avaliação da Personalidade - avaliação de carácter compreensivo e explicativo do desenvolvimento dinâmico da personalidade e do temperamento da criança e do jovem.

  • Avaliação das Competências Intelectuais (inteligência) - avaliação das competências cognitivas e intelectuais da criança ou jovem, determinação das áreas fortes e/ou fracas e análise para avaliação ou despiste de suspeitas de Défice Cognitivo, Sobredotação, entre outras).

  • Avaliação do Desenvolvimento Infantil (Pré-Escolar) - avaliação do nível de desenvolvimento da criança, em diferentes áreas do desenvolvimento (psicomotor, aprendizagem, coordenação, linguagem, competências sócio emocionais e interação social).

  • Avaliação da Maturidade e Prontidão Escolar (Pré-Escolar) - avaliação das competências para a aprendizagem escolar, destinada a crianças que reunam condições de ingresso no 1ºano antes da idade estipulada por lei.

  • Avaliação/Despiste de Dificuldades de Aprendizagem (e.g. Dislexia) - avaliação de crianças que apresentem dificuldades específicas ao nível da aprendizagem e baixo rendimento escolar, manifestando insucesso escolar.

  • Avaliação/Despiste Psicopatológico - avaliação de crianças ou jovens que apresentem alterações ao nível do comportamento ou do humor que interfiram de forma significativa com o seu bem-estar geral. (e.g. Agressividade/Impulsividade, Perturbação de Comportamento de Oposição e Desafio).​