5 passos para quebrar o seu ciclo de stress

05-08-2022

Imagem by Sílvia Ferreira - Photography

No mundo em que vivemos, diariamente em piloto automático, numa agitação constante e grande sobrecarga, é prioritário abrandar o ritmo. Mais do que "fazer mais e a toda a hora" é necessário "abrandar para sentir mais". 

Respeitar-nos, a nós, ao nosso tempo e ao nosso espaço é muito importante para termos saúde e qualidade de vida. Portanto, viver mais devagar e aproveitar mais será a receita para este momento.

Deixo-lhe aqui algumas dicas para o ajudar:

1. Viva no presente

Posicione-se no aqui e no agora. Não viva o futuro, que ainda está para chegar mas está longe. Conecte-se consigo, com o seu corpo e com as suas emoções. Abrande e se necessário pare, para aproveitar o momento da melhor forma possível.

2. Reconheça o que está a sentir e a pensar

Esteja mais atento a si, ao seu corpo e aos seus pensamentos. Procure reconhecer qual a emoção que está a sentir e dê-lhe nome (ex. raiva). Identifique quais os pensamentos que lhe surgem e escreva-os. Veja se esses pensamentos o estão a ajudar, senão procure substituí-los por outros mais adaptativos para si. Lembre-se que os pensamentos são só meros pensamentos, não são factos concretos. Têm a importância que nós lhe atribuirmos.

3. Tenha os seus limites bem definidos

Respeite-se e estabeleça para si quais são os seus limites. Esta pode ser uma excelente forma de valorizar o amor que tem por si próprio, sem colocar em causa o amor e o respeito pelo outro. 

4. Sente o prazer de relaxar

É prioritário aprender a relaxar e principalmente, saber que precisamos de momentos diários de descompressão e relaxamento. Experimente fazer uma pausa para tomar uma água ou um chá e apreciar esse momento; tirar dez minutos durante o trabalho para pôr em prática uma técnica de respiração. Vá analisando os benefícios que estão a chegar.

5. Limite o acesso às novas tecnologias

Permita-se estar mais off das redes sociais e mais on das relações sociais presenciais. Estabeleça um momento do dia e um tempo específico para aceder ao e-mail, whatsapp, facebook ou instagram e não permaneça mais do que o estabelecido por si.

Estas são algumas adaptações ao nosso estilo de vida e pequenos rituais diários que podem fazer a diferença no seu bem-estar e qualidade de vida.

By Tânia Daniela Carvalho,

Psicóloga Clínica