Desafios de uma Psicóloga neste Outono!

Fonte: Imagem de Kristina Paukshtite Pexels

O Outono é a estação do ano que se caracteriza pela queda das folhas das árvores, pelos frutos amadurecidos que pesam nos galhos e caem sobre a terra e pelos seus magníficos tons amarelos, vermelhos e castanhos. Este "despir" das árvores permite que se libertem do antigo, do que pesa, do que não lhes serve e sobretudo, do que já não lhes faz falta, para dar lugar a algo novo.

Já reparou que também connosco se dão estas mudanças?

Neste Outono, também você, vai ter a oportunidade de refletir, de se libertar do que lhe pesa e de criar um espaço para algo novo na sua vida. Para isso, deixo-lhe seis desafios que permitirão tornar a sua vida em algo mágico, benéfico e transformador.

Desafio 1

Este Outono, faça uma introspeção "olhar para o seu interior", aceitando o seu ponto de partida e refletindo sobre o que lhe tem vindo a fazer mal (e.g. pessoas, locais, hábitos, atitudes). Tome consciência do que já não lhe serve, do que lhe pesa, do que não necessita e que o impede de viver.

Desafio 2

Procure forças dentro de si e canalize a sua energia para superar eventuais obstáculos. Liberte-se de tudo aquilo que identificou como fazendo-lhe mal, que já não serve e/ou necessita e deixe ir. Tal como com as árvores, é necessário deixar "cair", deixar ir, para que se crie um novo espaço para novos "frutos", novas atitudes, novos hábitos, novas oportunidades.

Desafio 3

Aceite os sentimentos e emoções naturais deste período de mudança e transformação (e.g. a tristeza, a dor de deixar ir o que já não lhe faz falta, mas que sente que ainda é seu e tem dificuldade em se desapegar). Também eles são importantes e fazem parte deste confronto com o seu mundo interno. Não se preocupe! Eles desaparecerão e ficará o espaço para algo novo na sua vida.

Desafio 4

Sente dificuldade em lidar com este convite ao seu interior? Pense numa época em que você também enfrentou mudanças e adversidades e questione-se sobre o que mais o ajudou a superar isso. Que valores, talentos ou pontos fortes utilizou naquela época para lidar com os obstáculos e que podem ser um recurso para ajudá-lo agora, a enfrentar estes novos desafios? De que outros recursos internos (e.g. paciência; perseverança; resiliência) e ou externos (e.g. suporte familiar; espiritualidade; profissionais de saúde mental aos quais poderá recorrer) dispõe?

Desafio 5

Explore o Outono, entre pela natureza a dentro e faça um convite aos seus cinco sentidos para o acompanharem nesta viagem. Faça caminhadas por entre o despir das árvores, vá apreciando tons vívidos de amarelo, laranja, vermelho e castanho antes que todas as folhas caiam. Simultaneamente, use e abuse dos seus sentidos que o ajudarão a encantar-se nesta mágica viagem. Deixe os sons típicos desta estação entrarem pelos seus ouvidos e aprecie (e.g. o pisar uma folha)! Escolha delicadamente uma folha e toque, pegue na folha, observe lentamente a sua textura e leveza e guarde-a (se for importante para si). Também poderá aproveitar para fazer uma colheita de frutos da época (e.g. a castanho, o diospiro) e saborear os mesmos. Este desafio também irá ajudá-lo a lidar com sintomas de ansiedade que possam eventualmente surgir.

Desafio 6

Pratique a gratidão e agradeça a abundância que existe na sua vida. Agradeça as relações, as pessoas, os afetos, os gestos que fazem parte do seu dia a dia. Agradeça os seus talentos, os seus objetivos, os seus projetos. Agradeça o seu progresso pessoal e profissional. Agradeça simplesmente pela sua existência e não pelos bens materiais.


By Tânia Daniela Carvalho - Psicóloga Clínica