Já alguma vez pensou no benefício que uma consulta de psicologia na natureza lhe pode proporcionar?

02-11-2022

Inspire-se em alguns dos benefícios do ar livre aliados à Psicologia

A minha missão passa essencialmente por acreditar que o Ser Humano é um ser que nasce puro, bom, genuíno e livre. Ao longo do tempo, com os acontecimentos e experiências de vida, vai criando e preenchendo, aquela que eu chamo de "capa" com medos, frustrações, bloqueios, condicionamentos. Estas coisas que se vão "agarrando" à sua capa, são coisas geralmente, bem desagradáveis, que não lhe pertencem, que nada lhe acrescentam e que fazem bastante mal. Assim, acredito que o autoconhecimento, o auto cuidado e um melhoramento rumo à sua melhor versão, servirá para aliviar essa "capa", retirando tudo o que não é seu, libertando-o e inspirando-o a ser quem realmente é, na sua essência mais pura e verdadeira.

Para que esta experiência possa ser o mais autêntica possível, surgem as consultas na natureza para o retirar de um ambiente de consultório clássico, mais fechado e algo constrangedor, levando-o até um ambiente de liberdade e transformação.

Acredito mesmo, que este ambiente natural é muito mais do que algo agradável onde gostamos de estar e onde nos sentimos bem... acredito no seu poder terapêutico, libertador e potenciador de mudanças. Libertador, no sentido em que as pessoas se permitem ir mais fundo nas suas problemáticas, mais cedo do que em consultório "fechado".

O facto de estar em terapia na natureza, proporciona só por si, um estado de calma, tranquilidade e serenidade, permitindo sentir este espaço como algo facilitador no processamento das suas dificuldades, angústias e bloqueios.

Um espaço aberto como a natureza, faz com que a pessoa tenha mais espaço para processar os seus problemas e se organizar internamente.

Por outro lado, a pessoa não está estática como no consultório "fechado", podendo mover-se livremente para onde lhe faça mais sentido no momento. O estar em movimento, faz com que se sinta já em processo de mudança, combatendo muitas vezes a sensação de estar "preso", sentindo mesmo que está a ultrapassar obstáculos e limitações. Ou seja, a pessoa move-se simbolicamente e literalemente.

Por fim, só por si, a Natureza e o ar livre, têm o poder lhe devolver uma sensação de Paz e Calma Interior.

Por isto e muito mais, acredito que é possível regressarmos à nossa origem mais pura e leve e, voltarmos a Ser NaturalMente Alegres.

Espero que os nossos caminhos se possam cruzar e que possamos nos conhecer em breve, para uma consulta de Psicologia na Natureza.

Espero por si de coração aberto.

Tânia Daniela Carvalho

Psicóloga Clínica