Já pensou no que o inverno tem para lhe ensinar?

Fonte: Imagem Kristin Vogt de Pexels

O inverno é conhecido pelas suas baixas temperaturas, tempo frio, céu cinzento, neve ou geada, noites mais longas que os dias, levando a que passemos maior parte do tempo em recolhimento. Este pode representar um momento em que necessitamos de diminuir o nosso ritmo diário, voltando-nos mais para nós próprios e para o nosso mundo interno. Veja alguns ensinamentos que o inverno deixou para si:

Ensinamento 1 - Antes do inverno, veio o outono, aquele que se caracteriza pelo "despir" das árvores, pela libertação do antigo, do que não serve e do que já não faz falta, para dar lugar a algo novo. Após esta libertação e desapego, chega um período com noites mais longas permitindo-lhe um maior tempo de sossego, recolhimento, reflexão e introspeção.

*Diminua o seu ritmo diário e aproveite para ouvir o seu mundo interior e realizar uma análise aprofundada, que lhe permita avaliar o que foi, o que ficou e o que ainda está para vir, de forma a realizar escolhas conscientes e acertadas.

Ensinamento 2 - Na natureza, tudo parece estar parado, recolhido e até morto. No entanto, as árvores perderam as suas folhas com a função de sobreviverem ao frio rigoroso e voltarem verdejantes na próxima estação. Os animais, por exemplo o urso que se encontra a hibernar, está a concentrar as suas energias para regressar quando o clima se mostrar mais favorável. Tudo parece estar em aparente descanso, no entanto, tudo está a acontecer. A quietude e a introspeção são fundamentais para que possam ocorrer importantes movimentos na vida.

*Conecte-se com o ciclo vida-morte-vida típico do inverno e observe esta bonita transformação, que tende a assustar-nos simplesmente porque não a conhecemos assim tão bem. Permita-se parar, recarregar energias para regressar mais revigorado.

Ensinamento 3 - Estes tempos de inverno, são geralmente duros e difíceis de ultrapassar, devido ao seu frio, escuridão e sentimento de vazio. Contudo, é importante que aceitemos estes tempos, pois eles poderão nos ensinar a transformar a nossa vida. Após nos recolhermos para recarregar "baterias" e repormos toda a energia necessária, acontece o mais maravilhoso da vida, a renovação (que vem na primavera).

*Abrace o aqui e agora, aceite o ritmo presente e usufrua do melhor que ele tem para lhe oferecer, aprenda com o frio e com a noite, pois em breve, tudo se renovará simplesmente porque se permitiu à mudança.

*Permita-se perceber o que realmente que renovar na próxima estação (a primavera) e questione-se: Como é que quero estar comigo próprio? Quais as necessidades que preciso de ver satisfeitas? Que sonhos perspetivo alcançar? Quais os meus próximos projetos a titulo pessoal e profissional? Quais as pessoas que pretendo junto de mim? Quais aqueles que pretendo afastadas de mim?

Aprenda a aceitar e a viver com tudo de maravilhoso que a mãe natureza tem para lhe ensinar e oferecer e seja feliz.


By Tânia Daniela Carvalho - Psicóloga Clínica