Tudo o que precisa de saber sobre o Coaching

02-01-2023

O que é o Coaching?

O Coaching consiste num processo de reflexão-ação estruturado, cujo objetivo é facilitar a mudança na pessoa e na sua vida, recorrendo para isso a técnicas e ferramentas específicas que ajudam a pessoa a definir e a alcançar os seus objetivos.

O Coaching tem como base o princípio que cada um de nós tem dentro de si o conhecimento e as respostas que necessita para se superar e alcançar uma situação de vida mais satisfatória. Deste modo, um processo de Coaching contribui para desbloquear o potencial que cada um/a traz no seu interior, para que cada pessoa consiga aproveitar as suas competências naturais de forma plena, ultrapassar obstáculos e elevar o seu desempenho habitual com vista a atingir os resultados que deseja.

Por outras palavras, um processo de Coaching auxilia a pessoa na conceção e concretização do seu próprio percurso, que a permite deslocar-se do seu contexto atual para o contexto futuro, onde deseja realmente estar. Todavia, importa também realçar que o Coaching não é terapia, nem mentoria, consultoria ou formação. Neste sentido, não deve ser utilizado como um substituto para tais disciplinas.

Coaching, Coach e Coachee (diferenças):

- Coaching é o nome do processo estruturado de desenvolvimento e facilitador de mudança.

- Coach é o profissional especializado que orienta o processo de mudança e de desenvolvimento.

- Coachee é o cliente do processo, que pode ser um indivíduo, uma equipa ou uma organização, que beneficia do suporte do Coach.

Em que consistem as consultas de Coaching?

O processo de Coaching é desenvolvido através do estabelecimento de uma relação profissional entre o Coach e o Coachee, que tem como objetivo desenvolver as qualidades inatas e o desempenho da pessoa, de forma a que ela estabeleça e concretize os seus objetivos e alcance os resultados desejados definidos previamente e numa área concreta, utilizando para esse fim as suas competências e habilidades pessoais.

Desta forma, o Coach orienta e estimula o/a Coachee, de modo estruturado e através do recurso a metodologias e ferramentas específicas, a tomar consciência dos seus próprios recursos e obstáculos, e a encontrar as próprias soluções em si mesmo/a, que lhe permitirão construir o seu próprio caminho.

A condução deste processo só é possível através do estabelecimento de uma relação profissional baseada em confiança, dedicação e empenho por parte do Coach e do Coachee.

Quais as situações que pode trabalhar nesta consulta?

O Coaching tem diversas possibilidades de ação. Contudo, se direcionado para questões ligadas à vida de cada um/a (i. e. Coaching de Vida ou Life Coaching), pode ser utilizado com o objetivo de melhorar a satisfação pessoal, para equilibrar diferentes dimensões da vida de uma pessoa, para apoio na conceção de projetos de vida em diferentes áreas (p. ex. pessoal, profissional, social, saúde), bem como para a identificação de valores e/ou obstáculos psicológicos.

Porque deve procurar estar consulta?

Se pretende melhorar a sua satisfação geral ou numa área específica da sua vida, promover o seu autoconhecimento e desenvolvimento pessoal e elevar o seu potencial, então o Coaching poderá ser o processo indicado para si. Concretamente, o Coaching pode dar-lhe o apoio necessário em contextos de transição como, por exemplo, situação de desemprego, mudança de carreira ou do estilo de vida, entrada na reforma, entre outras. Contudo, é importante reforçar que o Coaching distingue-se de outras áreas como, por exemplo, a terapia, a mentoria, a consultoria ou até mesmo a formação, não devendo por isso ser utilizado como um substituto para estas disciplinas. Posto isto, só deve ser aplicado em situações que não careçam de atenção clínica e onde não se verifique um sofrimento psicológico significativo.

De que forma pode beneficiar das sessões de Coaching?

O Coaching é um processo que o/a poderá ajudar a transformar ideias em objetivos e vontades em ações. Assim, o Coaching pode contribuir para expandir os seus pontos de vista e passar a considerar outras possibilidades de reflexão e de ação, através de um processo de descoberta e exploração de outras alternativas, trajetórias e planos que o/a poderão ajudar a alcançar o que deseja e obter uma maior satisfação numa determinada área da sua vida.

Concretamente, através de um processo de Coaching, poderá beneficiar de um acompanhamento estruturado que lhe permite clarificar e definir objetivos, enquanto é orientado/a no sentido de aprender a direcionar a sua energia para o que realmente deseja e para pôr em prática as ações necessárias para o conseguir.

Assim, o Coaching poderá ajudá-lo/a a tomar consciência das suas forças e recursos, enquanto contribui para o seu desenvolvimento pessoal e profissional e para uma melhoria da sua satisfação e bem-estar.

Os nossos serviços de Coaching são assegurados pela Dra. Rafaela SilvaPsicóloga Clínica e Coach Profissional.