ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

Decisão para a vida VS. Projeto de vida

Enquanto profissional de Psicologia, considero a Orientação Vocacional um Projeto de vida, onde o/a jovem prepara conjuntamente com o Psicólogo, um caminho inicial para o mundo profissional, de acordo com os seus interesses, preferências, aptidões e personalidade.

Não é uma decisão para a vida, onde o/a jovem sentia pressão e demasiada responsabilidade aquando da decisão sobre a sua "profissão" para o futuro. É um Projeto de vida, onde juntos, iniciaremos um caminho (o mais certo e único possível), onde vai havendo sempre a possibilidade de o reformular e de o redirecionar ao longo da vida. Juntos, vamos valorizar este momento e atribuir-lhe o devido significado.

A Orientação Escolar destina-se a jovens em fase de transição para o 9º ano e a jovens em fase de transição para o ensino superior.

​Poderá ser realizada em sessões individuais ou em sessões em grupo (de duas ou mais pessoas). Quanto ao número de sessões em média, ronda as 3 a 4 sessões de 50 minutos cada sessão.

Em regra, o programa de Orientação Vocacional é composto por três a quatro momentos. Num 1º momento, é realizada uma entrevista inicial onde são definidos os objetivos, é realizado um diagnóstico de necessidades de Orientação Vocacional e são identificadas as expectativas do/a jovem e dos pais. Num 2º momento, o Psicólogo recorre à aplicação de instrumentos de avaliação da personalidade, aptidões e interesses vocacionais a fim de obter informação acerca das aptidões e interesses vocacionais do/a jovem. Num 3º momento, ocorre um processo denominado "conhecimento de ti próprio", onde se procura uma maior conhecimento e descoberta da personalidade do/a jovem. Segue-se a devolução dos resultados e o consequente, processo de decisão. É feita a entrega do relatório realizado e são exploradas as opções escolares e profissionais e construido um projeto em conjunto com o/a jovem. Num 4º momento (facultativo), é estabelecido um plano de intervenção para treino e desenvolvimento de competências, com respetivos objetivos e programa de sessões.

Os objetivos do plano de intervenção procuram promover uma autorreflexão e um maior autoconhecimento; clarificar a importância de planear o percurso profissional; fornecer informação sobre as várias possibilidades de percurso e carreira; desenvolver competências para uma tomada de decisão informada e assertiva; e, ajustar competências pessoais e competências profissionais de forma a construir projetos conscientes e satisfatórios.